Bem-vindo ao 6º

festival international de guitarra de guimarães

de 21 a 29 de dezembro de 2019

Promover a guitarra clássica no sector cultural, quer no contexto pedagógico e formativo, quer no do espetáculo, visando potenciar uma nova atitude de aproximação à guitarra clássica, ainda pouco
divulgada enquanto instrumento solista, é um dos objetivos fundamentais deste projeto.

Concertos 2019

Desde 2014, ano da fundação do Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, várias gerações de artistas de renome nacional e internacional, vencedores de alguns dos maiores concursos internacionais de guitarra, têm proporcionado ao nosso público concertos de alto nível!

Eurostrings Artists 2019

 Masterclasses

Inscreve-te nas nossas Masterclasses e tem a oportunidade de aprender com pedagogos renomados no panorama internacional da guitarra.
Aniello Desiderio, Dejan Ivanovich ou Mateusz Kowalski, serão algumas das figuras presentes na edição de 2019 do FIGG.

 

Esgotado!

Faz aqui o download: Formulário de inscrição, preços e regulamento do 6º Concurso Internacional de Guitarra “Cidade de Guimarães”

Concurso Internacional

O Concurso Internacional de Guitarra “Cidade de Guimarães” é um dos momentos mais importantes deste festival. Anualmente, cerca de uma centena de jovens guitarristas participam nesta competição. O concurso está dividido em 7 categorias é aberto a todas as idades e nacionalidades.

O vencedor da categoria sem limite de idade (G) terá  acesso ao Programa de Intercâmbio da Eurostrings, onde terá a oportunidade de fazer uma tour pelos vários Festivais da Plataforma, bem como participar na “Eurostrings Winners Competition”, com um grande prémio monetário de 8000 euros, mais uma tour pelos Estados Unidos da América, Europa e China.

Conferências

O contacto com outras áreas do saber é fundamental para a formação de jovens artistas. Musicologia, Psicologia, Neurociência e Tecnologia, são alguns dos temas abordados nas edições recentes deste festival.

Serviço educativo

Queremos diversificar nosso público atingindo jovens sem educação musical provenientes de áreas socialmente desfavorecidas e aprofundar o relacionamento com nosso público jovem atual. Concertos pedagógicos e interactivos fazem parte do programa regular deste festival.

Reconhecimento Internacional

Figg conquistou em 2017, muito à custa do seu programa diversificado e em consonância com os valores culturais da União Europeia, o seu lugar no sector internacional da guitarra. Estamos orgulhosos de fazer parte da primeira plataforma europeia de guitarra que reúne 17 festivais internacionais de guitarra.

   EUROSTRINGS
European Guitar Festival Collaborative

Esta plataforma cria oportunidades internacionais para guitarristas emergentes do Mundo, programas educacionais e de formação que fomentam o desenvolvimento profissional, apoiando as tendências para a sustentabilidade de festivais no campo da música clássica.

Faltam

Day(s)

:

Hour(s)

:

Minute(s)

:

Second(s)

para o FIGG 2019!

Open Call

Bolsa de estudo EUROSTRINGS

O Festival Internacional de Guitarra de Guimarães vai apoiar a tua participação em todas as nossas atividades, incluindo as masterclasses e concurso internacional de guitarra!

Data limite: 15 de novembro!

A nossa 

K

Visão

Afirmar o FIGG, através de um crescimento sustentável e da oferta de um programa de excelência, como um dos grandes festivais do panorama internacional da guitarra.

 

K

Missão

Promover a música e a guitarra clássica através da investigação, educação, espetáculo e excelência na performance.

Guimarães

Guimarães, terra do primeiro rei de Portugal e símbolo da identidade portuguesa, destaca-se pelo seu posicionamento cultural internacionalmente reconhecido, o que conduziu à classificação do seu centro histórico como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2001 e mais tarde, em 2012, ao título de Capital Europeia da Cultura.

Guimarães dispõe de condições históricas e logísticas de elevado nível que potenciam a criação deste tipo de eventos. Auditórios de espaços culturais (como por exemplo o Centro Cultural Vila Flor, Centro Internacional de Arte José de Guimarães, Casa da Memória) ou mesmo monumentos como o Paço dos Duques de Bragança, a Sociedade Martins Sarmento, Convento de Santo António dos Capuchos, tornam a experiência de assistir a um concerto de guitarra num momento inesquecível.

Vamos conversar
escreve-nos!

7 + 15 =