Bem-vindo ao 5º

FESTIVAL INTERNACIONAL DE GUITARRA DE GUIMARÃES

DE 18 A 30 DE DEZEMBRO 2018

CONCERTOS

Ouve a Guitarra Clássica

Desde 2014, várias gerações de artistas de renome internacional, vencedores de alguns dos maiores concursos de guitarra clássica do mundo, têm.proporcionado ao nosso público concertos de alto nível!

CONCURSO INTERNATIONAL DE GUITARRA

Compete ao mais alto nível

O Concurso Internacional de Guitarra "Cidade de Guimarães" é um dos eventos mais importantes deste festival. Todos os anos, muitas dezenas de guitarristas nacionais e internacionais participam nesta competição. Este concurso é aberto a todas as idades e nacionalidades.

BOLSAS DE ESTUDO

Inscreve-te neste programa

A EuroStrings está a reconhecer a situação financeira de muitos jovens guitarristas apoiando-os na sua educação internacional.

Conferências

Conhece e contacta com investigadores reconhecidos

O contacto com outras áreas do saber é fundamental para a formação de jovens artistas. Musicologia, Psicologia, Neurociência e Tecnologia, são alguns dos temas abordados nas edições recentes deste festival.

EUROSTRINGS ARTISTS

Torna-te um "Artista EuroStrings"

Terás a oportunidade de fazer uma tour pelos vários Festivais da Plataforma EuroStrings, desafiar-te em diferentes palcos internacionais, partilhar as tuas experiências com outros jovens artistas e aprender com guitarristas profissionais mundialmente reconhecidos.

SERVIÇO EDUCATIVO

Audience Lab

Queremos diversificar nosso público atingindo jovens sem educação musical provenientes de áreas socialmente desfavorecidas e aprofundar o relacionamento com nosso público jovem atual. Concertos pedagógicos e interactivos fazem parte do programa regular deste festival.

MASTERCLASSES

Aprende com os melhores

Inscreve-te nas nossas Masterclasses e tem a oportunidade de aprender com alguns dos professores de guitarra mais reconhecidos do mundo.

JOVENS TALENTOS FIGG

Toca no nosso Festival!

Damos a oportunidade a jovens guitarristas emergentes e premiados no nosso concurso internacional de participar na edição seguinte. Junta-te ao Nicola Montella, Joaquim Simões, Márcio Silva e ao João Robim e vence o nosso Concurso Internacional!

OPEN CALL PARA BOLSA DE ESTUDO EUROSTRINGS

O Festival Internacional de Guitarra de Guimarães
vai apoiar a tua participação no em todas as nossas atividades!

DATA LIMITE 1 DE  DEZEMBRO! 

 

INSCREVE-TE

SOBRE NÓS

Guimarães foi Capital Europeia da Cultura em 2012, viu, em 2001, o seu centro histórico classificado pela Unesco como Património Cultural da Humanidade!

O Início

Este festival nasceu no ano de 2014 no seio da Instituição Centenária “Sociedade Musical de Guimarães”. Foi idealizado e fundado pelo guitarrista português Nuno Cachada. Destina-se a reforçar a vertente da guitarra na sector cultural, tanto no contexto pedagógico como no contexto formativo, com vista a fomentar uma nova atitude para a guitarra clássica, ainda pouco divulgada como instrumento solista.

Vários guitarristas, pedagogos e investigadores de renome mundial, como Costas Cotsiolis, Dejan Ivanović, Michalis Kontaxakis, Judicaël Perroy, Hubert Käppel, Ricardo Barceló, T/iago Gil Oliveira, Mak Grgić, Robert Trent e outros, participaram neste festival.

Reconhecimento Internacional

Figg conquistou em 2017, muito à custa do seu programa diversificado e em consonância com os valores culturais da União Europeia,  o seu lugar no sector internacional da guitarra. Estamos orgulhosos de fazer parte da primeira plataforma de guitarra europeia que reúne 17 festivais internacionais de guitarra de nome “EUROSTRINGS”

Esta plataforma cria oportunidades internacionais para guitarristas emergentes do Mundo, programas educacionais e de formação que fomentam o desenvolvimento profissional, apoiando as tendências para a sustentabilidade de festivais no campo da música clássica.

 

Guimarães, o Berço da Nacionalidade

Terra do primeiro rei de Portugal e símbolo da identidade portuguesa. Distingue-se pelo seu posicionamento cultural internacionalmente reconhecido, o que levou à classificação do seu centro histórico como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2001 e depois a receber o título de Capital Europeia. da Cultura em 2012.

Espaços do FIGG

Guimarães dispõe de condições históricas e logísticas de elevado nível que potenciam a criação deste tipo de eventos.  Auditórios de espaços culturais (como  por exemplo o Centro Cultural Vila Flor, Centro Internacional de Arte José de Guimarães, Casa da Memória) ou mesmo monumentos como o Paço dos Duques de Bragança, a Sociedade Martins Sarmento,  Convento de Santo António dos Capuchos, tornam a experiência de ouvir guitarra em um momento inesquecível. 

SOMOS MEMBROS DA EUROSTRINGS

A PRIMEIRA PLATAFORMA NO SECTOR DA GUITARRA NA EUROPA!

O QUE DIZEM DE NÓS...

O Festival Internacional de Guitarra de Guimarães é um dos eventos mais completos do panorama guitarrístico português. A combinação de concertos, concursos, conferências e demais atividades inseridas na programação do festival é uma valiosa experiência para todos os participantes e uma importante contribuição na formação pedagógica dos alunos. Todos estes fatores aliados à beleza da cidade de Guimarães e suas riquezas tornam o FIGG um evento inesquecível.
Pedro Rodrigues (Portugal)
GUITARRISTA E PEDAGOGO
É um privilégio estar conectado ao FIGG desde o seu início e acompanhar a incrível evolução que tem feito! Eu mencionaria especialmente o enorme entusiasmo do seu programador e a disposição de dar o seu melhor para cada edição do seu Festival, juntamente com a atitude aberta e construtiva para aprender e ganhar a experiência em uma tarefa tão difícil e complexa como uma organização de um evento multidimensional genuíno. Parabéns!!! Tudo o que posso dizer é OBRIGADO por tudo, mas particularmente por criarem um evento de excelência para a Guitarra em Portugal! Que viva por muito tempo!
Dejan Ivanovich (Croácia)
Guitarrista e pedagogo
É um evento incrível para todos os entusiastas da guitarra. Como professor deste instrumento creio que é um evento muito importante para a motivação de todos os estudantes de guitarra, pois têm a oportunidade de conhecer e trabalhar com guitarristas famosos de todo o mundo participando nas masterclasses e fazendo parte do público em concertos e conferências de alto nível, entre outras atividades. É também um ambiente muito agradável para todos os músicos durante os dias do festival. Como intérprete de guitarra, gostaria de vos agradecer por todo o trabalho árduo que possibilitou este evento. Desde a sua primeira edição, o FIGG tem vindo a melhorar, crescendo não apenas em número e qualidade dos partcipantes, mas também com artistas e professores muito importantes. Atualmente é um evento de referência para o universo da guitarra em Portugal e na Europa. Espero que dure por muitos anos!
Daniel Lemos (Portugal)
GUITARRISTA E PEDAGOGO

Este evento conta com o apoio financeiro da União Europeia e do Município de Guimarães

Close Menu